Skip to content
Home » O que faz um cientista de dados? Veja salário e cursos

O que faz um cientista de dados? Veja salário e cursos

Quem tem interesse pela área de Ciência de Dados pode dar os primeiros passos aprendendo a usar softwares básicos do dia a dia, como Excel e Power BI. Quem sabe como extrair informações das planilhas eletrônicas para tomar decisões já desenvolve uma capacidade analítica importante para ocupar o cargo de cientista de dados. Para se tornar cientista de dados, é necessário https://www.tupi.fm/entretenimento/bootcamp-de-programacao-o-metodo-mais-eficiente-e-rapido-para-se-entrar-no-mercado-de-ti/ desenvolver certas competências e habilidades, por isso a PUC Minas criou a especialização em Ciência de Dados e Big Data. Essa pós-graduação é voltada para profissionais formados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de TI. A formação do cientista de dados combina Estatística e Ciência da Computação.

Ela busca soluções por meio de uma metodologia, ou seja, alguma ferramenta de análise de dados. A Licenciatura em Ciência de Dados pretende reforçar o passo intermédio entre recolha de dados e a tomada de decisão baseada nos mesmos, isto é desenvolver métodos avançados de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Para isso, o ciclo de estudos adota uma perspetiva essencialmente técnica.

A evolução da sua carreira começa agora: cursos com início imediato

Em apenas um ano, houve uma valorização de 8% da remuneração paga pelas empresas no mercado. Por meio da aplicação desses três princípios, o profissional desenvolve
soluções inteligentes para empresas de vários setores. Tanto a
interpretação quando o levantamento dos dados assume papel importante na tomada
de decisão e prospecção de resultados.

O objetivo é proporcionar um conhecimento aprofundado das metodologias e conceitos fundamentais, de forma adotar o aluno da capacidade de atualização dos conhecimentos técnicos mais específicos e de acompanhar a rápida evolução deste setor. Após conclusão, os licenciados terão ao seu dispor uma variedade de oportunidades de emprego e uma elevadíssima taxa de empregabilidade. A natureza multidisciplinar do Iscte e a sua ligação estreita ao mundo empresarial e instituições públicas torna-nos especialmente bem posicionados para a criação desta nova licenciatura, ajustada às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. O mercado de trabalho para o cientista de dados, mesmo em início de
carreira, é considerado promissor. As empresas chegam a fazer parceria com
universidades para recrutar mão de obra qualificada até mesmo antes dos
estudantes se formarem.

Como crescer na carreira de Policial Militar

A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Além disso, um cientista de dados também é responsável por visualizar os resultados de forma clara e compreensível. Eles criam gráficos, relatórios e painéis interativos para comunicar os insights derivados dos dados, facilitando a tomada de decisões estratégicas pelos stakeholders. Esta licenciatura destina-se a todos os alunos finalistas do 12º ano que ambicionem tornarem-se Cientistas de Dados (Data Scientists). Recentemente, a USP de São Carlos incluiu no seu portfólio o curso de Estatística e Ciência de Dados (bacharelado).

faculdade cientista de dados

Uma boa interpretação dos dados coletados pode melhorar as vendas e reter clientes. A partir de uma análise, o algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido pelo cientista de dados compara o perfil do cliente que deixou de comprar com aqueles que ainda estão comprando. A função do cientista é pegar os dados que estão armazenados digitalmente e
transformá-los em informações úteis para o cliente. As empresas necessitam desse
tipo de serviço de tecnologia para competir bootcamp de programação no mercado e aumentar as chances de
fechar novos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de TI no Brasil será de 70 mil ao ano até 2024. Quem atua hoje no mercado como cientista de dados, geralmente, tem formação em Engenharia, Ciências da Computação, Administração, Estatística, Economia e Física, só para citar alguns exemplos.

Plano de Estudos Licenciatura

Em particular, a todos aqueles que gostem de desafios interessantes e sintam necessidade de intervir ativamente na construção do seu (e do nosso) futuro. O salário de um cientista de dados júnior é de R$ 13,1 mil, em média, dependendo do tamanho da organização. Quem deseja trabalhar como cientista de dados precisa ficar atento as habilidades comportamentais também, que já se tornaram um fator decisivo de contratação em recrutamentos.

faculdade cientista de dados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *