Imagine que, ao acessar um site, tudo o que você consegue enxergar tenha sido feito por um programador ou programadora front-end. Se você deseja tornar-se um programador ou programadora, com certeza já se deparou com termos como front-end e back-end, além de muitos outros. Entrar no mercado de trabalho ou mudar de carreira pode ser muito desafiador a depender da área em que escolhemos trabalhar. O desenvolvimento de um site não se limita apenas a essas etapas, mas elas são muito importantes dentro do processo e é fundamental que você saiba o que cada uma delas representa. Assim, pode buscar pelo profissional mais indicado no caso de uma necessidade.
Enquanto o front se preocupa com a interface em que as pessoas digitam informações, o back-end faz a validação dos dados e uma conexão com o banco de dados para tentar autenticar o login. Se o que foi digitado combina com o que está salvo no banco, o login é autorizado. Em termos práticos, utilizando o exemplo do formulário de login, o back-end recebe os dados que foram digitados e enviados via rede. Então, ele os processa e verifica se aquelas informações constam no banco de dados da aplicação. O desenvolvimento de front-end se concentra na criação de interfaces de usuário totalmente funcionais, responsivas e bem projetadas.
Entendeu a diferença entre front-end x back-end?
Apesar de haver algumas lendas indicando a programação back-end como a mais difícil por lidar com estruturas complexas, é preciso dizer que as duas possuem seus graus de complexidade em equidade. Desenvolvimento front-end é todo o desenvolvimento de uma aplicação que diz respeito à sua parte visível. A Olivas Digital é uma martech, desenvolve interfaces voltadas ao público interno e clientes; atua na integração de sistemas de maneira nativa ou automatizada e gestão. Independente da sua escolha, existem diversas vagas sendo oferecidas em ambas
as áreas, e ao aprender qualquer uma delas, muitas oportunidades podem se abrir
pra você no mercado de trabalho. Assim como o C#, o Java é uma linguagem versátil, podendo
ser usada para diversos fins, inclusive Back-end web.
É bastante fácil de ser aprendida e, por conta disso, é a primeira a ser ensinada a iniciantes no mundo da programação. Da mesma forma, as linguagens voltadas para back-end podem ser utilizadas para diversas finalidades, entretanto, uma característica em comum é a execução no lado do servidor. Além disso, diferentemente das operações de interface, estas são executadas em linguagens entendidas por servidores. Quando falamos de back-end em desenvolvimento web, nos deparamos com várias linguagens, como Go, Clojure, C#, PHP, Java, Python, Ruby, entre outras. Cada uma possui vantagens e desvantagens em relação ao uso no desenvolvimento web, bem como no mercado de trabalho.
Qual mercado de trabalho é melhor: front end x back end?
Um exemplo prático de atuação do back-end é o auxílio na validação e segurança de dados, só que de forma mais complexa que a atividade do front-end que citamos mais acima. As imagens, distribuição de links, menus e todos os outros elementos visíveis de um website são fundamentais para que ele fique mais intuitivo e que ofereça uma navegabilidade mais agradável para quem o visita. E para garantir que essa estrutura funcione direitinho é que existem as funções de front-end e back-end.
Você pode usar o cache para melhorar o tempo de carregamento e o desempenho de um aplicativo. Minha dica é, se você está começando na carreira, foque em uma área, estude ela bastante e, conforme for se sentindo confortável e quiser explorar novos temas, o conhecimento virá de forma mais natural. Vou até deixar um post do Guilherme Silveira sobre como você pode organizar seus estudos. Com o passar dos anos é meio natural após começar por um dos lados você ir aprendendo como o outro funciona.
Linguagem de programação: o que é e qual linguagem aprender
Como vimos, o Front-end é a parte visual e interativa de um software, seja ele um site ou um aplicativo. Tudo que vemos em um site, seja o menu, a caixa de busca, os botões, as imagens, tudo isso faz parte do Front-end do software. https://www.ocafezinho.com/bootcamp-de-programacao-como-desenvolver-suas-habilidades-em-poucos-meses/ Para entender os termos Front-end e Back-end primeiro é necessário entender o que é um software. Software é um conjunto de códigos escritos para executar uma determinada tarefa seja no computador, celular ou na internet.
Nesse post, vamos explicar de forma simples a função de cada um, assim, quando você precisar criar um novo site ou realizar manutenções no seu, saberá exatamente quem procurar. Existem diversas linguagens utilizadas para desenvolvimento Back-End
e vamos mencionar algumas das mais utilizadas. Bootcamp de programação: como desenvolver suas habilidades em poucos meses Outro tópico importante são as desvantagens de cada uma das etapas do desenvolvimento. Para o Front-End, que cria interfaces, a principal delas é pensar em uma grande variedade de plataformas. Em ambos os casos, o domínio técnico sobre lógica de programação e ferramentas é imprescindível.
Seu site WordPress está lento?
Com o CSS, podemos criar um layout coeso em todas as páginas, garantindo que a aparência esteja em linha com a empresa. Ele desempenha um papel fundamental ao permitir que o JavaScript seja usado no back-end, fornecendo um ambiente de execução eficiente e poderoso para o desenvolvimento de aplicativos server-side. Portanto, é responsabilidade do front-end fornecer a estrutura visível aos visitantes de um site, assim como garantir a interatividade, tornando possível clicar, ler, ouvir e assistir todos os elementos de interface apresentados. Ele também deve ser capaz de garantir a segurança e a escalabilidade do sistema, além de ter uma boa lógica de programação.